A aquisição de um imóvel envolve várias etapas burocráticas. Porém, todo o trâmite pode ser facilitado por um importante intermediador: o correspondente bancário. Esse agente que, na maioria das vezes é uma empresa especialista em crédito imobiliário, tem o principal objetivo de descentralizar os processos que antes eram feitos prioritariamente apenas pelos bancos.
A empresa contratada para esse serviço auxiliará você em etapas como: a coleta de documentos e análise do financiamento, o acompanhamento da avaliação do imovel, análise jurídica, assinatura do contrato com o banco e acompanhamento do registro no cartório. Quer entender um pouco mais sobre o papel do correspondente bancário na hora de comprar um imóvel? Explicaremos para você.
Quem pode oferecer o serviço de correspondente bancário?
Os correspondentes bancários são pessoas jurídicas que oferecem aos clientes serviços financeiros. Essas empresas são contratadas pelos bancos para ofertarem os seus serviços ao público.
As lotéricas do seu bairro ou até mesmo aquele supermercado que realiza o pagamento de boletos são exemplos de correspondentes bancários.
Porém, o Banco Central por meio da Resolução 3.954 estabelece algumas normas para regularização do serviço e determina quais atividades essas empresas podem desempenhar. Confira abaixo algumas delas:
- Recepção e encaminhamento de propostas de abertura de contas de depósitos à vista, a prazo e de poupança mantidas pela instituição contratante;
- Realização de recebimentos, pagamentos e transferências eletrônicas visando à movimentação de contas de depósitos de titularidade de clientes mantidas pela instituição contratante;
- Recebimentos e pagamentos de qualquer natureza, e outras atividades decorrentes da execução de contratos e convênios de prestação de serviços mantidos pela instituição contratante com terceiros;
- Recepção e encaminhamento de propostas de fornecimento de cartões de crédito de responsabilidade da instituição contratante;
- Realização de operações de câmbio de responsabilidade da instituição contratante.
O Banco Central também exige que o estabelecimento possua certificações profissionais para a prestação de alguns serviços específicos como a realização de empréstimos, por exemplo.
Como o correspondente bancário pode auxiliar na aquisição da casa própria?
O correspondente bancário oferece maior agilidade e comodidade durante todo o processo para a aquisição do imóvel. Antes mesmo de ir em busca da casa ideal para a sua família, você deve contactar uma empresa especialista no assunto.
Anteriormente, para a realização de uma simulação de financiamento, era necessário comparecer até o banco. Agora, basta entregar alguns dados à empresa contratada que ela simula rapidamente para você.
A ajuda do especialista auxiliará você a encontrar o financiamento ideal para o seu orçamento familiar, entrega de documentos, assinatura de contrato, busca por imóveis que se encaixam no valor liberado, além de orientações quanto aos procedimentos legais.
O serviço funciona como uma assessoria exclusiva, intermediando toda a jornada diretamente com a instituição bancária.
Quem paga pelo serviço?
A própria instituição financeira é a responsável pelos custos com a empresa contratante do serviço. Ela paga uma espécie de comissão ao correspondente bancário.
Mas vale lembrar que, apesar de você não ter nenhum gasto extra com o especialista, alguns custos deverão ser arcados por você, como a taxa de avaliação do banco , taxa de registro no cartório e o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e qualquer gasto que seja para resolver documentação necessária para o processo, como uma matricula atualizada do imovel, por exemplo.
Se você gostou do conteúdo e está em busca de realizar o sonho da casa própria, entre em contato com a nossa equipe. Somos uma empresa correspondente bancária parceira dos principais bancos e especialista em habitação. Ligue para (85) 3119.5055 ou 989565634
Deixe um comentário